Estudo de Investidores Globais

Isabelle Textile ups Lace Leather Fitters Black RH7Xw

Olhamos para a história do investimento responsável e explicamos a razão pela qual tem ganho consistência no novo milénio.

Leather Textile ups Fitters Lace Isabelle Black 28/11/2016

O investimento responsável data do início do próprio conceito de investimento. No século XVIII, os Quakers e os Metodistas tinham traçado diretrizes claras para os seus seguidores sobre os tipos de empresas em que deviam investir, à semelhança do que tinham feito outros grupos religiosos.

Nos mercados dos tempos modernos, o investimento responsável tornou-se oficial na década de 60, na altura em que a indústria dos fundos de investimento começou a expandir-se e o seu uso a ser mais alargado. As questões acerca do investimento responsável refletiam os problemas sociais da altura, incluindo o surgimento do movimento pelos direitos civis, e continuaram a evoluir à medida que as exigências da sociedade mudaram.

Quando a indústria de gestão de fundos cresceu, os ativistas reconheceram que os acionistas tinham a possibilidade de influenciarem o comportamento das empresas. Entre a década de 70 e a de 90 por exemplo, a pressão exercida sobre os gestores de fundos com vista a que estes evitassem investir em empresas que operassem na África do Sul é considerada como um dos fatores que ajudou a pôr fim ao apartheid.

Nos anos 80 e no período que se seguiu, as preocupações ambientais ganharam importância no seguimento de desastres tais como o de Bhopal e o do Exxon Valdez, ao mesmo tempo que houve um despertar para a ameaça de alterações climáticas.

A crise financeira global de 2008/09 veio lembrar a interdependência entre as sociedades, economias e mercados financeiros. Provou igualmente que as pressões do mercado nem sempre levam a resultados ideais para o bem geral.

A crise financeira quase deixou o mundo de rastos, mas ajudou a reforçar o papel dos investidores, na sua qualidade de proprietários das empresas a longo prazo, de assegurar uma boa gestão. 

Fitters Leather Black Isabelle Lace Textile ups O aumento da regulação e da pressão exercida pela geração do milénio, a mais afetada pelos efeitos da crise financeira, reforçou o envolvimento das empresas com a sociedade em que operam, e os deveres que têm para com todos os intervenientes.

O gráfico acima mostra o aumento acentuado registado nos últimos anos na cobertura por parte dos meios de comunicação do investimento sustentável (linha cinzenta), o crescimento dos ativos do investimento responsável (linha azul) e o número de signatários dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) (linha negra), suportados pelas Nações Unidas.

Os ativos cobertos pelo PRI atingiram 59 biliões de dólares em abril de 2015, um aumento de 29% face ao ano anterior. A Schroders foi um dos primeiros signatários em 2007.

O que significa ser um investidor responsável?

Significa muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, mas todas elas baseadas no reconhecimento dos elos entre as empresas nas quais investimos e no modo como elas (e os intervenientes) interagem com o ambiente e com a sociedade nos quais operam.

Estes elos significam que os futuros lucros das empresas serão afetados pelas mudanças ocorridas na sociedade em que operam. Compreender como é que essas mudanças vão ocorrer, e quais serão as empresas que terão sucesso é uma parte importante de qualquer decisão sobre investimento a longo prazo.

Isto não significa necessariamente que um investidor coloque a ética à frente de decisões financeiras consistentes; é apenas uma boa prática de investimento.

Lace Textile Isabelle Black Fitters ups Leather Propriedade ativa

Na sua qualidade de proprietários, os investidores podem influenciar as empresas para que estas tomem medidas relativamente à gestão do risco e que contribuam para melhorar o desempenho.

Isto pode significar evitar empresas com atividades que na sua opinião são desagradáveis ou exercer uma forte pressão sobre as equipas de gestão para que ponham fim a determinadas atividades.

O enfoque é identificar empresas posicionadas para um crescimento sustentável a longo prazo que gere retornos para os investidores e outros intervenientes.

Definir sustentabilidade

Confundindo as questões, termos como investimento responsável, sustentável, com impacto e ESG (ambiental, social e governação) são muitas vezes utilizados de forma aleatória.

Por um lado, a seleção ética elimina as empresas envolvidas em atividades controversas.

No outro extremo do espetro, ESG é a aplicação de análise em áreas essenciais do processo de decisão das empresas – ambiental, social e de governação – e encorajar melhores práticas.

No que diz respeito aos assuntos ambientais, isto poderá ser considerar o historial de emissões de carbono de uma empresa (o nível de emissões das suas operações) e as suas políticas relativamente à poluição ou conservação; no que diz respeito às questões sociais, poderá significar avaliar as atividades de beneficiência de uma empresa, ou as suas políticas relativamente à saúde e segurança dos seus trabalhadores; em termos de governação, é assegurar que as regras e processos de gestão de uma empresa são sólidos.

As empresas bem geridas, que aplicam com sucesso todas estas medidas, deverão ter uma vantagem competitiva sustentável e fazer melhores investimentos no longo prazo.

Informação importante:
Este documento tem apenas fins informativos e não pretende servir de material promocional, qualquer que seja o sentido. O documento não pretende ser uma oferta ou solicitação para a compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. O documento não se destina a fornecer, e não deverá ser considerado como um aconselhamento contabilístico, jurídico ou fiscal, ou como uma recomendação de investimento. A informação é fiável mas a Schroders não garante a sua plenitude e precisão. Nenhuma responsabilidade pode ser aceite em caso de erros, factos ou opiniões. Os pontos de vista e a informação constantes do documento não devem servir de base para o investimento individual e/ou decisões estratégicas. O desempenho anterior não é um indicador confiável dos resultados futuros. O valor das ações e seu rendimento podem cair ou aumentar e os investidores podem não receber o montante originalmente investido. Emitido por Schroder Investment Management Limited, 31, Gresham Street, London, EC2V7QA. Autorizada e regulada pela Financial Conduct Authority. Para sua segurança, as comunicações podem ser gravadas ou monitorizadas.